terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

O que vou fazer da minha vida, faculdade?

Estamos - ou pelo menos eu estou - em um ano onde o vestibular chegou para nos pegar de vez. E ano que vem, estar em uma faculdade parece ser um sonho em que queremos muito realizar. Algumas pessoas já estão certas de qual curso irá fazer e já tem em mente os planos da carreira que irá seguir. Porém, outras pessoas não fazem ideia de qual curso irão fazer ou estão em duvida. O que é bastante complicado, porque é a decisão para o resto de nossas vidas - exagero - e não podemos simplesmente escolher qualquer curso. Se bem que algumas pessoas fizeram isso e estão muito felizes com a escolha de olhos fechados. Sempre se ouve falar nos testes vocacionais que eu particulamente acho uma grande bosta. Talvez eu esteja errada, mas os meus resultados me agradavam e ao mesmo tempo me desagradavam.
E vamos falar de mim, aluna do terceiro ano do ensino médio que esta fazendo um pré vestibular e quer muito passar para uma faculdade em que eu não precise pagar por nada. Acho que o fato do meu pai ter pagado todos esses anos uma escola para mim já é o suficiente, esta na hora de eu me tornar idependente. Não tenho faculdade dos sonhos - mentira, eu sonho com a puc - até porque eu vou fazer faculdade mais por fazer, não porque necessito horrores. Aliás, quero fazer faculdade, mesmo que não seja necessário.
Por que a faculdade para mim não é de extrema importancia? Como muitos sabem, eu quero ser escritora. Eu quero viver da publicação dos meus livros, das minhas histórias, dos meus romances e suspense. Não consigo pensar em nada melhor para ganhar dinheiro há não ser escrevendo. É, não serei rica. A não ser que Stephenie Meyer incorpore em mim. No entanto, o fato de eu odiar trabalhar - para quem não sabe, eu trabalho desde os 14 anos com o meu pai - e não conseguir fazer direito aquilo que eu não gosto de fazer faz com que eu desista já da ideia de ir trabalhar em algo só porque a grana é boa. Vou me cansar, me estressar, me desanimar e o dinheiro não vai pagar por isso. Então, resolvi fazer aquilo que sinto prazer em fazer, aquilo que realmente gosto, que me deixa calma, que me deixa feliz. Que é escrever. Talvez, quem sabe, além dos livros, eu vá escrever novelas ou filmes ou qualquer outra coisa. A vida é cheia de surpresas, não é mesmo?
A faculdade que eu irei fazer será jornalismo. Vai ajudar no meu curriculo e talvez, apenas talvez, eu vá trabalhar em revistas ou jornais escrevendo colunas. Não me vejo falando sobre noticias, nem esportes e nem nada. Quero escrever histórias, desabafos, contos, aventuras e qualquer outra coisa. Quero ajudar pessoas, quero escrever conselhos, lutas e derrotas. Você me entende? Eu até viraria piscologa, mas piscologa tem que falar, e meus conselhos só ficam bons quando eu escrevo. Então é isso, nunca - nunca diga nunca Jéssica - me virão escrevendo sobre um desastre fato real que aconteceu em algum lugar, ou sobre o novo presidente de tal país, ou sobre aquele ator que começou a namorar aquela cantora bebada. E então vou cursar jornalismo, se bem que outros cursos já passaram pela minha cabeça. Mas algo me diz que o mais adequadro é o jornalismo e eu gosto até. Quem sabe um dia na tv eu tenha meu programa "encontro com a Jéssica Laine"? Ok, nunca vou ter porque vou morrer de vergonha frente as cameras.
Ah só de pensar que um dia vou estar segurando um livro de capa dura escrito por J. L. Barbosa me da arrepios. Sim, será meu nome de escritora. Não acho que Jéssica Laine combine e J. L. Barbosa combina até demais. Enfim, estou muito feliz que semana passada o meu livro ultrapassou a página 100 lá no word. Parece pouco, mas é que minha lerdeza demorou a chegar nela desde que cheguei na página 60. Acho que sim, até o final do ano eu consigo terminar e quem sabe, publicar.Aliás, se alguém souber de alguma editora boa que publique livros de quem não é, digamos assim, conhecido por ai, me avisem por favor. Preciso começar a mandar e-mails e saber quem será minha editora linda na qual irá publicar meu livro lindo.
Então, um conselho para você que ainda não sabe o que fazer da sua vida. Não escolha sua profissão pelo dinheiro que ela vai te dar ou porque os outros estão dizendo que é legal. Escolha aquilo que é relacionado com o teu hobbie. Se tu gosta de moda, trabalhe com algo relacionado a isso. Se tu gosta de desenhar, trabalhe com algo relacionado a isso. Trabalhando naquilo que é mais como um hobbie do que um trabalho, as chances de crescer e ganhar dinheiro são bem maiores do que você trabalhar em algo que não gosta e não sabe muita coisa. Bom, é isso. Minha meta é: Realizar meus sonhos.

4 comentários:

  1. A faculdade que escolhi fazer completamente por ser apaixonado por pintar, se me largar pinto até em poeira! Artes Visuais! Muito legal o seu texto, com certeza vai ajudar muitas pessoas!
    -Diego

    http://doiss2.blogspot.com.br/ dá uma passada lá, será muito bem vinda :))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha pintar é lindo, eu só não sei, mas admiro.
      Que bom que gostou *u*

      Excluir
  2. (Agora aqui é a Larissa, hahah)
    Ano passado foi o meu ano de vestibular e foi muito puxado! Quase não entrei no computador e quase surtei! Hahaha Mas tb me cobrava muito, sabe? Achava que às vezes o que eu havia estudado não era o suficiente ainda.
    Há muitas pressões, inseguranças, medos, sonhos, anseios entorno das provas de vestibular. Mas depois que passa, você olha pra trás com mais calma e vê que não foi um bicho de sete cabeças. Foi um ano de muito sacrifício e de abdicação. Te dou um conselho: estude, estude, estude. E nunca ache que você não conseguirá.
    A recompensa é maravilhosa. É indescritível a sensação de ver o seu nome na lista dos aprovados. E eu pude sentir isso :')

    beijos!
    http://doiss2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir