sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Dica: Como escrever um livro.

    Boa tarde! Vocês sabiam que ontem o blog completou 1 mês? É sim. Não pude postar sobre isso ontem porque fiquei sem internet a noite e a tarde fiquei com meu namorado. Então, só postei aquela vez. A comemoração então fica para hoje. Estou feliz que eu tenha estado firme aqui durante este pouco tempo e que em breve eu possa completar um ano. Para comemorar, estou aqui eu fazendo o post que eu desejava faz tempo: As dicas para escrever um livro. Obvio que não vai ajudar todo mundo até porque, nem todos escrevem livros, porém aqueles que escrevem, podem ler sim. Sei que não tenho nenhum livro publicado, mas eu gostaria de compartilhar com vocês as minhas dicas de escrita. Porque sinceramente, eu achava que escrever um livro era impossível. No entanto, aprendi as regras básicas e enfim, aprendi a terminar um livro sem ele ficar chato. Acho bem legal que todas as pessoas que escrevem(sejam textos, poesias e etc) deveriam escrever pelo menos um livro na vida. Muita gente até quer, mas não sabe como começar. Se acha incapaz, digamos assim. Bom, ninguém é incapaz de nada.

1. Sobre como será o seu livro - É a parte mais difícil. Qual será a história? Como vai ser começo, meio e fim? Quem serão os personagens? Primeiramente, você precisa pensar em uma história. Ela vai ser romance? Drama? Então vamos usar um exemplo para facilitar, a sua história será sobre: "um jovem artista que sofreu trauma na infância após perder os pais em um acidente e passa a vida tentando superar isso com suas artes, ai ele conhece uma mulher que é a única que conseguiu entender seus gritos de socorro em seus quadros, eles se apaixonam e vivem uma história de amor apaixonante nas artes, e aos poucos ele supera seu trauma e passa a fazer outras obras." Ok, montei uma sinopse(nada de copiar a minha ideia, apesar de eu ter inventado ela enquanto escrevia isso) e tudo bem, a história é legal e tudo o mais. Porém, o que devemos fazer para não perder o foco e nem a história? Jamais faça: Um resumo do livro todo, resumos dos capítulos antes de escrevê-los. O bom do livro é ir escrevendo e ir deixando sua imaginação fluir na hora. Nada de coisas planejadas, deixe rolar. Agora, você precisa nome de todos os personagens e escrever todas as informações importantes e não importantes dele, principalmente o prato preferido dele. "Mas Jess, que idiota!". Idiota é no primeiro capitulo você dizer que Matheus prefere pera e no quinto dizer que ele prefere maça. Porque acredite, depois de muito escrever, você vai esquecer desses detalhes que acrescentou. Então se no meio do livro você decidir que Matheus tem medo de altura, anote isso na biografia dele. E lembre-se, você não só precisa ter a história, como a moral dela. Como ela vai terminar? Qual foi o sentido disso tudo? Ai o livro termina sem muito sentido, termina mal acabado e tu se ferra por isso. Então sempre saiba que: Matheus irá aprender muito com sua amada, irá superar seu trauma, irá ficar reconhecido por suas artes como o homem triste para o homem feliz. O final será sua vida finalmente dando certo. Entenderam?

2. Bloco de anotações perto da cama - Porque quando estamos na mesma, prestes a dormir, é ai que somos mais criativos. É ai que vão surgir os melhores diálogos, as melhores cenas. Claro que não seja necessário escrever tudo que lhe vem a mente. Mas se você pensou em uma cena em que Matheus vai ao cemitério desabafar no tumulo de seus pais, anote apenas isso, para caso venha a esquecer pela manha. Se possível, leve o bloco de notas para todos os lugares.

3. Leia bastante - Porque isso só alimenta sua escrita. Você aprende a escrever melhor, aprende palavras novas. Importante é não repetir muito as palavras. Exemplo: "Ela me fitou por uns segundos, enquanto acariciava o rosto. Não sei quais eram seus pensamentos, mas ela parecia estar feliz. Talvez ela estivesse apenas querendo me observar, como uma bela obra de arte, ou talvez ela esteja pensando em outras coisas.", O mais correto seria: "Amanda me fitou por uns segundos, enquanto acariciava o rosto. Não sei quais eram seus pensamentos, mas a mulher que amo parecia estar feliz. Talvez ela estivesse apenas querendo me observar, como uma bela obra de arte, ou talvez Amanda esteja pensando em outras coisas.". Entenderam? Um erro comum é a palavra "mas", algo que as pessoas costumam repetir por demais. Existe sites que lhe informam os sinônimos das palavras, eu mesma uso as vezes. Se vocês notarem, os livros mais gostosos de ler, são aqueles formais(porém nem tão formal assim). Só estou dizendo que gíria só se for fala de um personagem e que ele não fale assim o tempo todo. use palavras delicadas como "acariciou meu rosto" e não "fez um carinho na minha cara". Afinal, a palavra cara, é terrivelmente aceita na escrita de um livro no sentido de face/rosto.

4. Estude - Vai ocorrer um acidente, uma ida ao médico, seu personagem é professor? Importante é saber do que esta escrevendo. Claro que podemos inventar algumas coisas, mas tem limites ok? Nada de dizer que 2 + 2 = 4 em uma aula de matemática do primeiro ano do ensino médio. No caso do exemplo, o personagem é um artista. O que significa que deve-se conhecer sobre a profissão. Como são reconhecidos, o que mais interessa em uma arte e etc. Eu acho essa parte chata. Pelo menos estou sofrendo com o meu livro, até porque tenho que dar uma de médica.

5. Não desista - É normal querer desistir depois de vinte ou trinta paginas. Aquela empolgação já foi embora e você já não sabe mais sobre o que escrever. Se motive. Lembre-se do quanto o final da sua história será legal. Ou lembre-se daquela parte no meio da história que vai ser epico. Imagine como seria chegar na parte em que a escreve? Eu me motivo assim. Posso estar desanimada, mas só de saber que a melhor parte esta chegando, eu vou em frente para alcança-la.

6. Não plagie - Nem uma frase se quer. Tente fazer a história ser sua. Nada de fazer base em uma história do livro da Alyson Noel ou outro autor. Seja diferente, seja criativo. Pessoas gostam de ler novas ideias, novas histórias e não coisas já existentes. Porque livrinho sobre vampiros que se apaixonam por mortais já esta chato!

7. Não agrade todo mundo - Loucura sua deixar de fazer uma cena do casal fazendo amor porque seus pais, sua igreja ou algo do tipo iriam te julgar. Faça o que achar melhor. Se sua história irá se promover mais com esta cena, faça ela não importa o que digam. Não se deixe levar pela cabeça das outras pessoas. Sempre vai ter alguém que não vai gostar de algo. É impossível agradar a todos. Para se fazer uma boa história é preciso agradar a si mesmo.

8. Os detalhes - Não faça algo só com diálogos. É bom saber onde os personagens estão, como estão, se estão sorrindo, se estão com a mão no rosto. Ok, só não de a louca de fazer uma bíblia de detalhes. É chato, muito chato ler um livro onde explica os mínimos dos minutos detalhes. Isso cansa. Afinal, tem coisa desnecessária de se saber, como a mancha na parede do consultório dentário que ele esteve.

9. Quanto tempo levarei para terminar - Depende muito. Enquanto alguns escritores escrevem livros em três meses, outros levam anos para terminar sua obra e isso não significa que um é melhor que o outro. Não podemos nos apressar, isso estraga totalmente sua escrita. Não adianta querer desistir só porque já se passaram dois meses e seu livro ainda esta na pagina 40. Isso é completamente normal. Nem todo mundo consegue escrever muito por menos tempo. Talvez por causa da falta de tempo ou da criatividade mesmo. Precisa-se de muita paciência e dedicação. Eu sou uma lerda para escrever, me incomoda esse tipo de coisa. Mas tenho que ter paciência, até porque não é todos os dias que encontro tempo para ler.

10. Após o termino da sua obra - Leia e releia. Faça ajustes, acrescente, retire. Faça e refaça isso até que o livro esta perfeito em seu ponto de vista.

Lembre-se:
1. Seu personagem precisa ter bastante personalidade, de forma que o leitor se identifique com algo nele.
2. Se seu livro é para o publico adolescente: A linguagem, a história, o enredo deve ser daqueles que envolvam os adolescentes. Se for para adultos, infantis, idosos, homens ou mulheres, mesma coisa. Precisa mostrar que você quer atingir este telespectador, sem precisar dizer em palavras exatas.
3. Não saia por ai divulgando a história do seu livro. Além de ser mais legbal a surpresa, alguém pode copiar e publicar primeiro. Já pensou?
4. Ouça música enquanto escreve, faça uma trilha sonora para aquela cena. A inspiração aumenta.
5. Anote todas as ideias que tiver.
6. Escreva seu livro como se fosse outra pessoa. O seu livro é o tipo de livro que você leria?

    É isso gente, espero ter ajudado. É o meu ponto de vista, as minhas dicas. Da certo comigo. Agora vamos lá, todos começando a escrever um livro. Porque todos aqueles que escrevem, merecem ter suas obras reconhecidas. Espero que tenham gostado!

9 comentários:

  1. Jess, amei demais suas dicas, seu ponto de vista, concordo muito! Eu estou escrevendo um livro também! Qualquer dia se eu te mandar um capitulo ou alguma coisa assim por e-mail, você me dá sua opinião? É um romance. Sobre o que é o seu?

    Beijão linda, seguindo! http://macherieh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim linda, pode me enviar que eu dou opinião sim.
      O meu também é um romance, que legal hahahaha

      Excluir
  2. "Bloco de anotações perto da cama". A melhor dica sem dúvidas!!!! Talvez não seja o caso de todos, mas acho que para a maioria, as melhores inspirações, ideias, histórias, vem quando nós estamos deitados, naqueles minutinhos antes de pegarmos no sono! Hahahah
    Eu adoro escrever e já perdi várias histórias por preguiça de levantar e anotar a ideia.

    Eu já pensei nessa ideia de livro... mas acho que talvez seria algo com vários contos e crônicas. É o que eu mais curto escrever. Histórias muito longas (ao ponto de viraram um livro) não sei se conseguiria fazer...
    Ótimas dicas!!!
    Beijos!
    http://doiss2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, fazer um livro de contos e crônicas também é uma boa, sabe? Eu tenho vontade também.
      Eu tinha que ter um bloquinho de anotações a prova d'agua pra por no banheiro, pois quando tomo banho me divirto nos pensamentos hahahaha
      Obrigada!

      Excluir
  3. Suuper amei ;))
    rsrs'

    Beijão ><
    http://papo-de-garota-crista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. oiii jess, eu amei suas dicas, posso te mandar um capitulo do meu livro, é uma aventura, bjss

    ResponderExcluir