sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Como fazer: Cartão sanfonado.

 Já ouviram falar no cartão sanfonado? Pois bem, eu fiz um para dar de aniversário para o André(meu namorado), só que não consegui fazer a tempo, então depois de conversar com ele, decidi fazer o cartão para um ano e três meses de namoro. Quem não me conhece muito bem ainda: Prazer, sou a garota que gosta de fazer essas paradas romanticas. E cá estou eu para mostrar um passo a passo de como fazer esse cartão super divertido.
 1º passo: Você irá precisar de duas cartolinas pretas(grossa) e umas seis cartolinas de cores diferentes ou todas brancas. No meu caso comprei cores diferentes, mas as fotos com flash só deixou aparecer o vermelho, o resto ficou branco. Bom, seis cartolinas de cores mistas para que vocês possam recortar as letras. Quais letras irão cortar? Qual será a frase do cartão? No meu caso, eu escrevi "parabéns", mas "eu te amo", "meu amor", "adoro" e tantas outras palavras ou mini frases servem. Desde que não sejam gigantes, se não vocês irão precisar de mais cartolina preta. Então recorde as letras em tamanho grande, use uma regua se necessario. Feito isso, iremos ao próximo passo.
  
2º passo: Agora você irá tirar as fotos. Estão notando que o fundo e a camisa são das mesmas cores? Isso é para o foco ser nas letras e não ficar um carnaval em si. Se a sua casa tem parede branca, perfeito. Coloque uma camisa branca e vá fundo. Na minha não tem, então fiz na parede azul do meu quarto com a camisa quase igual. Pedi minha irmã para fotografar e fiz diferentes poses segurando as letras. Bom, já tirou as fotos? Agora revele elas em tamanho normal. Tendo as fotos prontas, iremos ao próximo passo.
 3º passo: Pegue uma cartolina preta. Geralmente a grossa, pelo menos a que usei, uma das partes é cor de nada. Você deverá dobrar a cartolina no meio(mesmo se as duas faces forem pretas). Só que tem que ter um cuidado. A cartolina não é quadrada, é retângulo. Tem que drobrar pro lado maior. O que ele ficava mais esticado, entende? Nota-se na foto. Após dobrar, cole um lado no outro para que se torne um só. Faça isso com as duas cartolinas.
4º passo: Agora vamos colar as fotos.Use uma regua para que a foto fique no meio, e que elas fiquem bem alinhadas. E use um espaço de 2 cm mais ou menos para colar cada foto. Como podem ver na primeira foto, não coube todas as letras. Por isso é necessário a segunda cartolina, para por as letras que restam. Notaram que a segunda cartolina ficou com espaço sobrando? Corte esse espaço, ele não nos serve. Feito isso, próximo passo.
 5º passo: Tem que colar uma cartolina na outra, juntar as letras. Entende? Você tem dois pedaços. Um com as letras P A R A B e a outra com E N S. Cole com cuidado essas cartolinas, sem fazer com que as fotos fiquem coladas uma na outra. Como a cartolina tinha uma linha branca na beirada e eu esqueci de tirar, ficou dando para notar. Se a sua cartolina tiver, corte ela porque fica mais bonito e menos na cara de que esta colado. Agora coloque a cartolina sobre algo duro(tipo o chão) e coloque coisas pesadas(nem tanto) nem cima para as fotos e a cartolina em si colar bem. No meu caso, usei os DVD das séries que tenho.
 6º passo: Enquanto esta lá fixando a cola. Faça o seguinte: Recorde 11 corações com folha normal. A cor é sua preferencia, eu gostaria de vermelho, mas eu só tinha folha azul em casa e então, foi azul. O tamanho do coração que pega, não sei dizer. Ele servira para por na parte de trás do cartão. Mostrei logo uma foto de como é a posição dele no cartão, assim vocês podem ter uma ideia do tamanho. Qualquer coisa me falem, que eu posso medir aqui para vocês. Depois de recortar os corações, deve-se escrever algo neles. Em 10 corações, você irá escrever trechos ou frases sua escolha. No meu caso eu coloquei trechos de textos que eu já escrevi para ele, excerto em 1 dos corações que eu coloquei "feliz 1 ano de eu te amo", porque a gente só passou a se amar depois dos três meses de namoro. Então foram 9 corações com trechos antigos, 1 com a frase e o que sobrou, o 11º coração será usado na capa no cartão. E nele, você escreve o nome/apelido do seu amado.
  7º passo: Agora que já esta tudo escrito e recortado, o cartão já deve estar bem colado. Chegou a hora de sanfonar ele. Vocês sabem fazer isso né? A primeira parte, da letra P se dobra para dentro, para que tenha a capa. A partir dai é dobrar de forma que ele fique sanfonado no final. Olhem bem a primeira foto para não errarem no lado que se deve dobrar primeiro.
 8º passo: Com o cartão já dobrado, com ele fechado, obtemos a primeira foto. Hora de fazer a capa! Não tem coração com o nome/apelido do teu amado(a)? Cole ele na parte de cima (segunda foto) feito isso na parte de baixo escreva o que quiser. "1 ano de namoro", "Eu te amo", "Você merece!", qualquer coisa. Eu coloquei "1 ano e 3 meses" porque era esse o motivo do cartão. Usei lapis de cor, foi a unica coisa que fixou no cartão. O resto ficava apagado. Usem lapís de cor, ou usem outra coisa e me falem o que usaram que ficou bom. Por que não tem aquela parte da cartolina que cortamos lá no inicio? Guardei ela e to querendo aprontar(risos).
9º passo: Abra o cartão na parte de trás, aquela vazia. Hora de colar os outros corações. Comece colando de trás para frente. São dois em cada espaço, um embaixo do outro. Vocês vão perceber que vai faltar 1 coração na hora de preencher o ultimo espaço(que no caso é o primeiro, porque começamos de trás para frente). E então na parte de baixo você escreve algo, eu escrevi isso ai(terciera foto). Se quiserem, coloquem um coração ali também. Tanto faz. Feito isso, seu cartão esta pronto. O 10º passo é ir mostrar ele a sua amada(o). Olhem as fotos do cartão como ficou:
 
 
   Claro que essa ideia não é só para quem tem namorado(a). Que tal presentear sua mãe no dia das mães com algo carinhoso assim? Ou fazer para o melhor amigo em comemoração aos 300 anos de amizade? Eu vi o cartão sanfonado no google imagens, e adapitei do meu jeito. Espero que tenham gostado e se alguém fizer, me avisa que eu quero vê.
 

7 comentários:

  1. Que coisa fofa! E é tão fácil de fazer! Adorei a ideia, ficou um amor. E eu adorei o DIY, ficou SUPER bem explicado *-*
    Beijão, Unsaid Things

    ResponderExcluir
  2. Adorei você SEMPRE muito linda e criativa :)

    ResponderExcluir
  3. Nossa, muito show... AMEI
    visita:
    http://onlygirly.blogspot.com.br/2013/02/louca-por-papelaria.html

    ResponderExcluir
  4. amei , irei fazer nesse dia dos namorados ><
    visita? http://meninamims.blogspot.com.br bjuus

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente perfeito vou fazer um e da no dia do aniversário do eu namorado #EleVaiAdorar!

    ResponderExcluir